Labels

domingo, 12 de maio de 2013

Custo de ser saudável




Olá como vai essa força? (risos)
O post de hoje é sobre uma coisa que eu já conhecia antes de tentar levar a vida mais saudável  mas eu não tinha ideia da dimensão, hoje vim falar sobre o custo de ser saudável.

Quando agente pensa em levar uma vida saudável uma das primeiras coisas que vem na cabeça é: "Mas eu não tenho dinheiro pra gastar com academia..." . Comigo foi assim. E realmente. Eu não tinha pois estava desempregada.

Como vocês sabem as coisas se ajeitaram e me matriculei na academia.

Além disso, já repararam que os alimentos naturais, light's, baixo teor, e etc costumam ser mais caros?
Lá em casa eu que faço as compras, e eu percebi que estou voltando pra casa com o carrinho mais vazio com a mesma quantia de dinheiro. Claro que esse é um custo baixo se comparado com o aumento de qualidade de vida que estou tendo.

Outro parentese que gostaria de fazer é sobre a falta de lógica dos preços:
Arroz integral tio joão 1kg  - 3,48.
Arroz refinado tio joão 500g - 2,77.

Alguém sabe me explicar o motivo de um arroz que precisa de menos processamento e que "dá menos trabalho" pra ser produzido custa mais caro? Será que é mais caro por ser mais nutritivo?

Mas vamos lá e colocar esse custo na ponta do lápis.

Graças ao meu namorado, no ultimo ano eu tenho um ótimo controle do meu dinheiro, sei exatamente pra onde ele está indo.

Minha academia é 'de bairro' e é relativamente barata, aqui na minha cidade tem mais caro e mais barato, mas nenhuma com um custo beneficio tão bom.

Pago 65,00 por musculação 6x semana, aulas(Jump, step, gap, Mega Training  5x na semana. Nem consigo fazer tudo o que tenho direito(risos).

Parece besteira mas eu também precisei fazer um pequeno investimento em roupas e num tênis adequado para os treinos, afinal tinha apenas tênis "All star" que não possuem amortecimento nenhum.

Para começar gastei com:

1 Legging confortável - 90,00
1 Top para segurar a comissão de frente - 55,00
1 Tênis Olimpikus - 115,00

Claro que depois disso já comprei mais coisas e outro par de Tênis, mas pra começar eu me virei com 1 de cada. Tem gente que pode dizer que da pra se virar com o que tem em casa, mas eu não tinha nada que pudesse usar sem lesionar e etc. Principalmente o Top, gente eu não sei malhar sem ele, fico com o seio todo dolorido.

Outras coisas com as quais eu comecei a gastar, itens quem não faltam na minha lista do mercado:

- Requeijão light;
- Yakult;
- Rapid10 light;
- Estou comprando MUITO mais frutas e legumes;
- Barrinhas de cereal para a hora de pressa;
- Granola light;
- Arroz integral;
- Leite desnatado;
- Farinha de trigo integral;
- Aveia;
- Ameixa seca;
- Cereal matinal Nesfit;
- Azeite de oliva extra virgem;
- Ovo;

Essas coisas representam um ligeiro aumento no custo de alimentação lá em casa, ligeiro pois compro só pra mim e normais para o resto do pessoal, mas seria ainda maior se eu comprasse pra todo mundo!

Porém, todavia, entretanto. Eu já descobri algumas receitas que estão me fazendo economizar um bocado:
Hambúrguer/almondega com soja;
- Cottage caseiro;
- Barrinha de cereal caseira;
E por ultimo mas não menos importante: A maquina de pão!

Minha mãe ganhou a maquina de pão de aniversario em janeiro, desde então dificilmente eu compro pão no mercado, já aprendi vaaarias receitinhas de pães integrais caseiros, e toda semana eu faço uma. Apesar que esse tiro pode ter saído pela culatra, o pessoal lá em casa tem comido MAIS pão agora que está mais abundante(risos).

O próximo investimento na minha nova vida saudável será num forninho elétrico  o fogão de casa é de 6 bocas e o forno é enorme, demora uma eternidade pra assar as coisas, as vezes dá dó ligar aquele trambolho pra assar 6 almondegas(risos)...

Pra finalizar gostaria de frisar novamente que apesar dos gastos, os benefícios de uma rotina e culinária saudáveis estão sendo tão bons que valem a pena.

E vocês? sabem quanto a vida saudável consome do seu orçamento? Me contem!
Beijo.

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Aline! Obrigada pelo feliz aniversário! Rs.
    Já estou te seguindo aqui.
    Realmente a gente gasta mais comprando coisas mais saudáveis, mas ganhamos em saúde!
    Me fala desse cottage caseiro... Cottage é tão carinho né? Pago uns 5 reais num potinho de 250g... Voltei a fazer hoje a Dukan, vamos ver se consigo dessa vez ficar os 5 dias do ataque!
    Beijos!

    http://souexfuturamagra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, eu peguei a receita do cottage no pitadinha :

      http://www.pitadinha.com/2013/05/cottage-caseiro.html?spref=fb

      já fiz e deu super certo!

      Hoje eu começo o ciclo de 3 dias detox! Vamos lá! Força e foco!

      Excluir
  2. Aline vim retribuir sua visita lencasa rsrs amei viu! gostei tb desse post, ser saudável tem seus gastos mas e por uma boa causa né, eu nem gosto de coisas saudáveis kkk gosto mesmo é de pizza, massas, carne vermelha, churrasco, eita coisa boa hehe...mas como quero voltar a usar o manequim 40 estou comendo essas comidinhas sem sabor, porque fala sério vc gosta de comer esses alimentos? eu não vejo graça nem uma , mas como disse quero ser magra novamente por isso desisti de comer minhas preferidas para sempre!sera???...

    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatti! Obrigado pela Visita!
      Sabe que eu até gosto de comer todas essas coisas? rsrsrs... sempre gostei, meu maior problema eram as quantidades.... Claro que AMO um churrasquinho, mas na maior parte do tempo não sinto falta da gordurinha da picanha...rsrsrsrs.... Não precisa desistir pra sempre! Apenas matar a vontade de vez em quando ;) sem exageros...rsrsrsr... (é dificil mas não é impossivel!)

      Beijo

      Excluir
  3. Oi queridinha
    Adorei ler seu post. sobre o custo do arroz e afins é assim mesmo; na realidade, quando mais puro for o alimento, mais caro é...o Mercado sabe disso,rs!

    Na parte dos cereais; substituí minha quantidade diária unicamente por aveia (faço de várias formas e não custa nem 3,00 o pct) porque pesquisando, percebi que ela tem todos os nutrientes e é um cuidado geral pra minha saúde.

    Você lucrar muito com estas mudanças

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lela! Obrigado pela visita!
      Eu amo aveia, mas não vivo sem um bom arroz com feijão...rsrsrs.... Vamos continuar nos alimentando saudável pensando no gasto extra como um investimento neh? Beijo!

      Excluir
  4. Oi Aline, quando eu optei por fazer RA me prometi que não 'viajaria na maionese' em compras senão o processo não iria durar. Optei por substituições mais saudáveis tanto para o corpo como para o bolso. Gosto de comprar frutas e verduras em feira livre pois tem preços melhores e mais variedades.
    Realmente alguns produtos são mais caros, mas se a gente levar em consideração a quantidade de besteiras que comíamos antes pode ser que dê no mesmo. Eu gosto de fazer a comparação com o preço dos salgados que antes eram os meus lanches (quase sempre comia mais de 1) com o mesmo valor dá para comprar algumas frutas da época e comer algumas vezes.
    Também reduzi o consumo de carne vermelha e introduzi proteína de soja, dá para fazer ótimas e saudáveis substituições sem gastar mais do que já gastávamos antes.

    Agora sobre a academia acho que é investimento.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi! Você tem razão! No primeiro mês eu viajei em caixinhas de chá verde, Smothies, Rapi10, Waffle integral, acabou estragando porque não dei conta de comer tudo. Agora faço compra por semana, e só compro as frutas e verduras da época!
      A Carne de soja estou começando a introduzir agora, misturando com a carne normal..rsrsrs (vale?)

      Obrigado pela visita! Um beijo!

      Excluir

Olá! Que bom que você veio! Sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...